PERGUNTAS FREQUENTES


Perguntas relacionadas à:


PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS

Dúvidas comuns

Preciso fazer o envelopamento (selar) do meu Histórico Escolar para enviar a uma outra Instituição. Como devo proceder?

A fim de enviar documentos de forma segura e protegida, muitas vezes é solicitado que seja feito o envelopamento de uma via original do Histórico Escolar, principalmente por Instituições em outro país. Assim, são utilizados envelopes lacrados para garantir a confidencialidade e a integridade do conteúdo.

Neste caso, você pode solicitar uma segunda via do Histórico Escolar e, ao retirar, solicitar que seja envelopado.

Se você deseja envelopar um Histórico Escolar que já está em suas mãos, deve enviar um e-mail para a Direção do DAA (acesse) com proposta de horário de segunda a sexta, de 14h até 18h, para que um Servidor possa lhe atender individualmente.

Como faço para Reconhecer Firma das Assinaturas do meu Documento/Diploma?

Acesse a lista no site do DAA:

Reconhecimento de Assinaturas

É aceito Procuração (de próprio punho) sem ter sido feita em Cartório?

SIM.

O DAA aceita Procuração feita pelo próprio, desde que tenha os elementos que identifiquem o Outorgante  e o Procurador, assim como os poderes conferidos para o Procurador praticar atos e representar o Outorgante junto a UERJ.

Modelo de Procuração sugerido pelo DAA (acesse aqui).

Procuração com Assinatura Digital é aceita pelo DAA?

1 – A Procuração Assinada digitalmente (pelo .gov), NÃO poderá ser aceita se for apresentada IMPRESSA, somente é aceita nos casos de encaminhamento por meio digital.

2 – A Procuração Assinada digitalmente, apresentada impressa, SOMENTE poderá ser aceita se houver como validar a assinatura (Código de Verificação/QR-Code).

A UERJ ou DAA emite documentos em Inglês (ou outro idioma)?

Não emitimos documentos em Inglês ou outro idioma.

Preciso fazer o Apostilamento de Haia no Diploma/Certificado ou outro documento. Como faço?

O Apostilamento de Haia ou Apostila de Haia é feito no Brasil por Cartórios habilitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O CNJ é o Órgão brasileiro responsável pela regulamentação da “Convenção da Apostila”, nos termos da Resolução 228/2016.

Para buscar Cartórios autorizados a emitir Apostila, clique em Lista de Cartórios autorizados

Fonte: Ministério das Relações Exteriores

O DAA carimba Ementas e onde consigo as Ementas?

NÃO, as Ementas devem ser baixadas no Aluno Online:

  • Acesse o Aluno Online;
  • Em “Disciplinas do Currículo” clique na Disciplina;
  • Em seguida clique “visualizar ementa”.

Observações:

1 – As Ementas impressas no Aluno Online são validadas com QR CODE;

2 – Caso necessite de Ementas antigas e que não estão no Ementário, entre em contato com a Secretaria do Curso correspondente.

Onde visualizo e imprimo a Carteira de Estudante?

No Aluno Online, siga o procedimento:

  • Acesse o Aluno Online;
  • Em “emissão de documentos”;
  • Clique em Carteira de Estudante .
Onde consigo a Carteira do Bandejão (Restaurante Universitário da UERJ)?

O Cartão Universitário (Carteira do Bandejão) pode ser obtido através do cadastro em:

Sistema de Controle de Cartão

O DAA envia Histórico Escolar por e-mail?

NÃO, para imprimir seu Histórico Escolar utilize o Aluno Online.

Onde solicito o Nada Consta da Biblioteca?

São 2 formas de obter o Nada Consta da Biblioteca:

1 – Indo pessoalmente em umas das diversas Bibliotecas existentes na UERJ.

2 – Acessando o site da Rede Sirius e pedindo o Nada Consta da Biblioteca Online (acesse).

Onde solicito a Certidão de Quitação Eleitoral?

A Certidão de Quitação Eleitoral é expedida através do site do Tribunal Regional Eleitoral – TRE (acesse).

Observações:

1 – Apenas Certidões de Quitação Eleitoral na condição de QUITE são aceitas.

2 – Se a Certidão de Quitação Eleitoral está NÃO QUITE, entre em contato ou acesse o serviço correspondente no site do TRE e faça a regularização.

O que é Rematrícula e como faço para pedir?

A Rematrícula é a reintegração ao corpo discente da UERJ concedida uma única vez ao ex-aluno do curso de graduação que teve sua matrícula cancelada antes da conclusão do mesmo.

Atenção:

A Rematrícula não será concedida ao ex-aluno que teve sua matrícula cancelada na Universidade em decorrência de transferência para outra Instituição de Ensino Superior – lES, por solicitação do próprio ex-aluno ou do seu representante legal, ou ainda por decisão judicial.

As normas para concessão encontram-se na Deliberação 037/2019.

O pedido de Rematrícula é feito através de formulário digital, neste Site, conforme data no Calendário Acadêmico UERJ – acesse.

Para devolução de Taxas de Serviços não prestados onde me dirijo?

Entre em contato por e-mail com CEPUERJ.

Estou com Exigência de Documentos que não foram entregues no Ingresso da UERJ. Como faço?

1 – Presencialmente:

Os documentos devem ser entregues Presencialmente no Serviço de Protocolo e Atendimento do DAA – SPAT/DAA pelos alunos das Unidades Acadêmicas:

  • do Campus MARACANÃ
  • FCM
  • IBRAG
  • ODO
  • ENF

2 – Secretaria do respectivo Curso (Opcional):

Para alunos das Unidades Acadêmicas abaixo, as respectivas Secretarias podem receber, dentro da possibilidade de encaminhamento por MALOTE ao MATRI/DAA.

  • FEBF
  • FFP
  • IPRJ
  • FAT
  • ESDI
  • Campus Zona Oeste
  • Campus Cabo Frio

Observação:

Após Conclusão do Curso e ter Colado Grau, a verificação dos documentos se dará com a solicitação da 1ª via do Diploma de Graduação, passando qualquer exigência a ser observada no Processo de Diploma.

Como faço para atualizar o meu AVA?

Para atualizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, o aluno deve entrar em contato com LATIC – (contato).

Informações:

Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação – LaTIC

Como faço para Criar/Atualizar meu ID-ÚNICO?

Acesse a página do ID-ÚNICO

Informações:

Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação – DGTI

Pedi Transferência para outra Universidade, preciso solicitar Transferência na UERJ?

SIM, caso você tenha pedido e conseguido a Transferência para outra Universidade seja Pública ou Privada, deverá junto à UERJ regularizar sua situação.

Atenção:

Para dar entrada no Pedido de Transferência para outra Instituição de Ensino Superior (IES)a VAGA na Instituição na qual solicita ser transferido já deve estar garantida.

O pedido de Transferência para outra Instituição de Ensino Superior (IES) é feito através de formulário digital, neste Site.

Acesso ao Formulário Digital – acesse

Dúvidas sobre Aluno Online

Não consigo acessar meu Aluno Online. O que devo fazer?

Entre em contato com a Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação da UERJ – DGTI

Para maiores informações:

Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação da UERJ -DGTI:

Helpdesk

Não estou recebendo a senha de primeiro acesso do aluno Online no meu e-mail, o que faço?

Verifique primeiro sua caixa de spam ou todos e-mails, caso realmente não tenha recebido a mensagem, entre em contato com o serviço de Atendimento e Protocolo do DAA – SPAT/DAA .

Por e-mail:

Presencialmente:

  • Sala 1093, 1º andar, Bloco F.
Sou aluno atualmente ativo da antiga UEZO, onde transformo minha matrícula anterior da UEZO para o padrão UERJ?

Siga as Instruções abaixo:

Na página de entrada procure a frase abaixo e digite a sua matrícula UEZO:

  • Caso sua matrícula seja antiga (Ex.: C92113584), CEDERJ ou UEZO,
    clique aqui para obter a nova.
Sou aluno CEDERJ/UERJ, onde transformo minha matrícula atual do CEDERJ para ter a carteirinha?

Siga as Instruções abaixo:

Na página de entrada procure a frase abaixo e digite a sua matrícula CEDERJ:

  • Caso sua matrícula seja antiga (Ex.: C92113584), CEDERJ ou UEZO,
    clique aqui para obter a nova.
Sou ex-aluno da antiga UEZO (UERJ ZO) e estou com a Matrícula Cancelada por Abandono ou Integralização Curricular esgotada, mas o Aluno Online não me “localiza”. Porque?

Acesse os PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS EAD CEDERJ/UERJ & UEZO-ZO, opção “alunos UERJ/ZO – EXTINTA UEZO, para mais detalhes.

PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS EAD CEDERJ/UERJ & UEZO-ZO (acesse)

Dúvidas sobre Atualização de Cadastro

Meus dados Não Estão Corretos no Sistema ou Aluno Online. Como faço para atualizar?

A Atualização de Cadastro pode ser feita de 3 formas:

1 – Aluno (presencial) conforme sua situação, pode fazer a Atualização Cadastral através do Aluno Online das seguintes informações:

  • Endereço/Telefone/E-mail;
  • Nº do Título de Eleitor;
  • Nº Certificado de Reservista;
  • Dados de Ensino Médio.

2 – Através do Formulário Digital no site do DAA:

  • Dados pessoais (nome, filiação, data nascimento, estado civil, gênero, naturalidade, nacionalidade);
  • Documento de Identidade;
  • Inclusão/Alteração de Nome social;
  • CPF e E-mail (aluno concluinte sem esta informação cadastrada).

Acesso ao Formulário Digitalacesse

3 – Indo presencialmente ao Serviço de Atendimento e Protocolo do DAA – SPAT/DAA (Sala 1093, 1º andar, Bloco F).

Meus dados Estão Faltando no Sistema ou Aluno Online. Como faço para atualizar?

Alguns dados não são carregados quando ocorre a importação do Banco de Dados do DSEA (Vestibular).

Caso haja ausência de algum Dado siga o Procedimento da Pergunta Anterior (acima ).

Como faço para incluir Nome Social?

1 – Presencialmente

O pedido pode ser feito Presencialmente no Serviço de Atendimento e Protocolo do DAA – SPAT/DAA (Sala 1093, 1º andar, Bloco F).

2 – Através de Formulário Digital localizado no site do DAA

Solicitação para Inclusão/Alteração de Nome Social – Decreto 43.065/2011

Quero incluir Nome Social. Demora quanto tempo após o pedido ser acrescentado e atualizado?

O prazo costuma ser bem rápido para que ocorra a Inclusão do Nome Social e consequentemente a atualização no Sistema Acadêmico.

Uma vez incluído no Sistema Acadêmico, a atualização é imediata, mas alguns documentos podem ter sido impressos antes da mudança (lista de frequência) e podem demorar um pouco pra atualização, pois depende de nova impressão.

Dúvidas sobre pedidos de Histórico Escolar, Certidões, Declarações

Sou Aluno Ativo. Como posso pedir/imprimir meu Histórico Escolar ?

1 – Pode imprimir utilizando o Aluno Online

2 – Fazendo o pedido presencialmente no Serviço de Atendimento e Protocolo do DAA – SPAT/DAA (Sala 1093, 1º andar, Bloco F).

Atenção:

Os pedidos presenciais dependem de tempo para serem executados. Portanto prefira imprimir seu Histórico Escolar pelo Aluno Online.

Sou Aluno Ativo e o Histórico Escolar que emiti pelo Aluno Online não foi aceito no local que entreguei. Como faço?

Neste caso o pedido de emissão de Histórico Escolar deverá ser feito presencialmente no Serviço de Atendimento e Protocolo do DAA – SPAT/DAA (Sala 1093, 1º andar, Bloco F).

Atenção:

1 – Se você for ALUNO ATIVO poderá fazer o pedido SEM PAGAMENTO DE TAXA DE EMISSÃO.

2 – Os pedidos presenciais dependem de tempo para serem executados. Portanto prefira imprimir seu Histórico Escolar pelo Aluno Online.

Sou EX-Aluno e o Histórico Escolar que emiti pelo Aluno Online não foi aceito no local que entreguei. Como faço?

O pedido de emissão de Histórico Escolar de Ex-Aluno pode ser feito de 2 formas:

1 – Presencialmente no Serviço de Atendimento e Protocolo do DAA – SPAT/DAA (Sala 1093, 1º andar, Bloco F);

2 – Através de Formulário Digital localizado no site do DAA.

Acesso ao Formulário Digital de Pedido de Histórico de Ex-Alunoacesse

Emissão da Taxa (boleto) – acesse

Atenção:

1 – Se você for EX-ALUNO deverá pagar a taxa de emissão de Histórico Escolar

2 – Os pedidos presenciais ou pelo Site do DAA dependem de tempo para serem executados (aproximadamente 7 (sete) dias Úteis) .

Portanto prefira imprimir seu Histórico Escolar pelo Aluno Online.

Sou Aluno Ativo do CEDERJ. Onde peço o Histórico Escolar?

O pedido de Histórico Escolar para Alunos Ativos do Consórcio CEDERJ/UERJ deve ser pedido no seu Polo de origem.

Sou Aluno Ativo do CEDERJ. Onde peço uma Certidão de Aluno ativo ou Previsão de Conclusão?

Pedidos de Certidões/Declarações para Alunos Ativos do Consórcio CEDERJ/UERJ deve ser pedido no seu Polo de origem.

Como faço para Atualizar meu Histórico Escolar no Aluno Online?

Se quando você emite seu Histórico Escolar e ele está desatualizado, siga as instruções:

  • Clique na lixeira para apagar o arquivo anterior;
  • Em seguida clique na Lupa para gerar um novo.

Atenção:

Este procedimento serve também para qualquer Documento que esteja desatualizado.

Não consigo baixar o Histórico Escolar/Documentos no meu celular. Como faço?

No celular o procedimento é mais lento. Sugerimos que faça o seguinte procedimento:

  • Limpe o “cache” (dados de navegação do seu navegador);
  • Entre no Aluno Online e vá para o local de emissão de documentos;
  • Clique na lixeira para apagar o arquivo anterior, caso exista;
  • Em seguida clique na Lupa para gerar um novo.

Atenção:

Este procedimento serve também para qualquer Documento que esteja desatualizado.

Dúvidas sobre Inscrição de Disciplinas, RID e SAID

Onde faço minha Inscrição em Disciplinas?

1 – Candidatos Ingressantes do Vestibular/Aproveitamento de Estudos/Transferência Externa/Vagas Remanescentes:

Na Secretaria do seu Curso conforme calendário no site do Vestibular (acesse).

2 – Alunos Veteranos (2º período em diante):

No Aluno Online conforme Calendário Acadêmico UERJ.

Atenção:

Caso haja algum problema de acesso, procure a Secretaria do seu Curso.

Qual a quantidade mínima de Disciplinas que devo me inscrever por Período?

Por Período, o Aluno deve se inscrever no mínimo em 3 (três) Disciplinas.

Sou aluno Concluinte e resta apenas 1 Disciplina. Posso me inscrever apenas na Disciplina que falta?

SIM, pois você é Aluno Concluinte.

Este é o único caso que o Sistema permite que o Aluno Concluinte se Inscreva em Menos de 3 Disciplinas.

Preciso me inscrever em Disciplinas mesmo estando em Código 7?

Recomendamos que SIM.

O que é o RID e onde visualizo?

 O RID (Resultado de Inscrição em Disciplinas) é o resultado das Disciplinas que foram aceitas ou não, quando o Aluno veterano fez a Inscrição em Disciplinas pelo Aluno Online.

O Aluno faz a consulta do seu RID no Aluno Online conforme Calendário Acadêmico UERJ.

ATENÇÃO:

Caso o você perca o Período de Inscrição em Disciplinas, PROCURE IMEDIATAMENTE a Secretaria do seu Curso.

Observação:

  • O RID é um Relatório Fixo, que não é atualizado. Retrata o momento do processamento;
  • Alunos nos quais o registros das Inscrições em Disciplinas ocorreram após o processamento do RID, NÃO terão o RID, sendo a consulta de suas inscrições feitas no Disciplinas em Curso (este relatório tem as informações atualizadas).

Dúvidas sobre Isenção de Disciplinas e Recurso de Isenção em Disciplinas

Já sou formado em um Curso Superior e devo ingressar na UERJ por Vestibular em outro curso. Como será o processo para reaproveitamento de disciplinas (Isenção de Disciplinas)?

Você poderá solicitar Isenção das Disciplinas cursadas com aprovação na outra graduação, apenas uma vez no período de seu ingresso na UERJ seguindo o Calendário Acadêmico UERJ.

Calendário Acadêmico UERJ – acesse.

Sou aluno UERJ e fui classificado em novo Vestibular da UERJ. Como faço para pedir a Isenção das Disciplinas já cursadas?

Você poderá solicitar Isenção das Disciplinas cursadas com aprovação no outro curso de graduação, apenas uma vez no período de seu ingresso na UERJ, seguindo o Calendário Acadêmico UERJ.

Calendário Acadêmico UERJ – acesse.

Estudo em outra Universidade Pública, fui classificado no Vestibular da UERJ para ingressar no 2º semestre. Posso pedir a Isenção das Disciplinas que estou cursando quando começar o meu Curso na UERJ?

As isenções só podem ser solicitadas para aquelas disciplinas cursadas com aprovação em períodos anteriores ao do ingresso na UERJ.

Fiz o pedido de Isenção de Disciplinas. Quanto tempo demora para saber o resultado?

Os procedimentos internos de Análise de Isenção de Disciplinas são coordenados pelo Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica da Pró-reitoria de Graduação – DEP/PR1

Em geral a Análise é feita apenas uma vez, até o 2º (segundo) período do curso e as Disciplinas Isentadas são acrescentadas no período seguinte ao recebimento das Isenções.

Onde verifico o resultado das Isenções que pedi?

No Sistema do Candidato na página do Vestibular UERJ ou acessando o Aluno Online e verificando seu Histórico Escolar atualizado depois que a Isenções de Disciplinas foram digitadas.

Algumas Disciplinas que pedi foram negadas. Como faço para pedir revisão?

O Procedimento se chama Revisão de Isenção em Disciplinas.

Você pode pedir a Revisão de Isenção em Disciplinas em qualquer período, mas o pedido segue conforme data no Calendário Acadêmico UERJ.

Calendário Acadêmico UERJ – acesse.

Dúvidas sobre Trancamento de Matrícula e Retorno Antecipado

Como faço para Trancar a minha Matrícula na UERJ?

O Aluno faz o Trancamento de Matrícula no Aluno Online conforme Calendário Acadêmico UERJ.

Para Trancar minha Matrícula preciso me Inscrever em Disciplinas?

O Aluno NÃO precisa fazer Inscrição em Disciplinas para fazer o Trancamento de Matrícula.

O Trancamento de Matrícula é feito pelo Aluno Online conforme Calendário Acadêmico UERJ.

Fiz Inscrição em Disciplinas, posso Trancar minha Matrícula?

SIM, o Aluno que se inscreveu em Disciplinas pode Trancar a Matrícula através Aluno Online e conforme as datas do Calendário Acadêmico UERJ.

Estava com a Matrícula Trancada, mas verifiquei que minha Matrícula está Ativa. Posso me inscrever em Disciplinas normalmente?

SIM, você deve se Inscrever em Disciplinas normalmente utilizando o Aluno Online e conforme as datas do Calendário Acadêmico UERJ.

Qual o prazo máximo que posso ficar com a Matrícula Trancada?

O Aluno Ativo tem direito de ficar com a Matrícula Trancada por até 6 (seis) Períodos.

Posso Trancar a Matrícula por 2 (dois) períodos apenas?

SIM, o Aluno tem direito de pedir no Máximo 6 (seis) Períodos de Trancamento.

Se o Aluno quiser pode pedir de 1 a 6 Períodos de Trancamento que podem ser Seguidos ou Intercalados.

Ganhei a Rematrícula, ainda tenho direito a solicitar um Trancamento se não tiver esgotado meu limite anteriormente?

SIM, o Aluno tem direito ao Trancamento de Matrícula mesmo estando na condição de Rematrícula.

Quero trancar a Matrícula, pois fiquei doente (tenho atestado), mas perdi o Prazo do Calendário Acadêmico ou sou Ingressante, a quem me dirijo?

Poderá resolver:

1 – Indo presencialmente ao Serviço de Atendimento e Protocolo do DAA – SPAT/DAA (Sala 1093, 1º andar, Bloco F) com o Atestado, exames e outros documentos comprobatórios;

2 – Entrando em contato através do e-mail (SPAT) e anexando o Atestado, exames e outros documentos comprobatórios.

Observação:

O Pedido de Trancamento será analisado para a possibilidade de ser realizado.

Passei no Vestibular, mas fui convocado no Quartel, o que faço?

Poderá resolver:

1 – Indo presencialmente ao Serviço de Atendimento e Protocolo do DAA – SPAT/DAA (Sala 1093, 1º andar, Bloco F) com o Comprovante de Convocação e solicitando o trancamento;

2 – Entrando em contato através do e-mail (SPAT) e enviando Comprovante de Convocação e solicitando o trancamento.

Observação:

O Pedido de Trancamento será analisado para a possibilidade de ser realizado.

Sou bolsista posso Trancar a Matrícula?

SIM, mas está sujeito a perder a bolsa.

Para maiores informações entre em contato com:

Departamento de Articulação, Iniciação Acadêmica e de Assistência e Inclusão Estudantil – DAIAIE

Acabou meu período de trancamento, preciso pedir pra Retornar (Retorno Antecipado)?

NÃO, a sua Matrícula ficará ativa Automaticamente.

Atenção:

Fique atento ao período de Inscrição em Disciplinas, pois estando com a Matrícula novamente Ativa, você terá que se Inscrever em Disciplinas.

Estou com a Matrícula Trancada, mas quero Retornar (Retorno Antecipado) este semestre. Como faço?

O Procedimento se chama Retorno Antecipado.

O Retorno Antecipado deverá ser efetuado através do Aluno Online e conforme as datas do Calendário Acadêmico UERJ.

Atenção:

Fique atento ao período de Inscrição em Disciplinas, pois estando com a Matrícula novamente Ativa, você terá que se Inscrever em Disciplinas.

Dúvidas sobre Cancelamento de Matrícula

Como Cancelar minha Matrícula na UERJ?

Não aceitamos pedido de Cancelamento por e-mail.

O pedido de Cancelamento de Matrícula só poderá ser feito presencialmente.

Para solicitar o Cancelamento de Matrícula e término do vínculo com a UERJ, o aluno deve se dirigir ao Serviço de Atendimento e Protocolo do DAA – SPAT/DAA (Sala 1093, 1º andar, Bloco F).

Documentos obrigatórios para requerer o Pedido de Cancelamento de Matrícula:

  • Documento original de Identidade (documento com foto);
  • Nada Consta da Biblioteca – Expedida em qualquer Biblioteca da Rede Sirius ou pelo link.
Sou de Campus externo posso fazer o Pedido de Cancelamento de Matrícula na minha secretaria de curso?

Não aceitamos pedido de Cancelamento por e-mail.

Sim pode, mas o pedido de Cancelamento de Matrícula só poderá ser feito presencialmente.

Os Campus externos autorizados a aceitar os Pedidos de Cancelamento de Matrícula são:

  • FAT (Resende);
  • IPRJ (Nova Friburgo);
  • UERJ Zona Oeste (Campo Grande);
  • FFP (São Gonçalo);
  • FEBF (Duque de Caxias).

Para solicitar o Cancelamento de Matrícula em caso de Campus externo, o aluno deve fazer o pedido na Secretaria do seu Curso preenchendo o Requerimento e anexando o Nada Consta da Biblioteca.

Documentos obrigatórios para requerer o Pedido de Cancelamento de Matrícula:

  • Documento original de Identidade (documento com foto);
  • Nada Consta da Biblioteca – Expedida em qualquer Biblioteca da Rede Sirius ou pelo link.
Porque minha Matrícula foi Cancelada automaticamente?

O Cancelamento Automático da matrícula se dará ao término do período, nas seguintes situações:

  • Esgotado o prazo máximo para integralização curricular do curso;
  • Não ter realizado Inscrição em Disciplinas no período, sem direito à concessão de “Trancamento por Ausência”, configurando situação de “Abandono”;
  • Ser aluno de Convênio PEC-G e estar em situação prevista na norma para cancelamento da matrícula.

Consulte a Deliberação  nº 33/1995 para mais detalhes.

Minha Matrícula foi Cancelada por Abandono, como faço pra reativar?

Deverá fazer o pedido de Rematrícula, conforme conforme Calendário Acadêmico UERJ.

O Pedido é feito exclusivamento através de formulário Digital no site do DAA.

Sou ex-aluno da antiga UEZO (UERJ ZO) e estou com a Matrícula Cancelada por Abandono ou Integralização Curricular esgotada, mas o Aluno Online não me “localiza”. Porque?

cesse os PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS EAD CEDERJ/UERJ & UEZO-ZO, opção “alunos UERJ/ZO – EXTINTA UEZO, para mais detalhes.

PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS EAD CEDERJ/UERJ & UEZO-ZO (acesse)

Dúvidas sobre Colação de Grau

Não Colei Grau na data que foi agendada. Como faço agora?

O concluinte que não colar grau nas datas agendadas, poderá solicitar Colação de Grau Fora do Prazo, à qualquer tempo, observados os pré-requisitos para Colação de Grau dentro do prazo.

Para solicitar a Colação de Grau Fora do Prazo.

  • Deve apresentar Nada Consta da Biblioteca (Rede Sirius)

O pedido de Colação de Grau Fora do Prazo pode ser feito de 2 formas:

1 – Presencialmente no Serviço de Atendimento e Protocolo do DAA – SPAT/DAA (Sala 1093, 1º andar, Bloco F)(contato).

2 – Através de formulário digital, neste Site.

Acesso ao Formulário Digital de Pedido de Colação de Grau Fora do Prazoacesse

Não terminei o Período, sou Concluinte e Preciso Colar Grau. Como faço?

Para solicitar a Antecipação da Colação de Grau, com o período ainda em curso, deve estar com 75% de frequência nas disciplinas em curso, que finalizam o currículo.

  • Deve apresentar Nada Consta da Biblioteca (Rede Sirius);
  • Anexar ao pedido a justificativa da urgência.

O pedido de Colação de Grau Antecipada pode ser feito de 2 formas:

1 – Presencialmente no Serviço de Atendimento e Protocolo do DAA – SPAT/DAA (Sala 1093, 1º andar, Bloco F)(contato).

2 – Através de formulário digital, neste Site.

Acesso ao Formulário Digital de Pedido de Colação de Grau Antecipadoacesse

Não poderei estar no dia da Colação de Grau. Outra pessoa pode ir no meu lugar?

SIM, pode.

Você deverá nomear um Procurador que lhe representará no dia do Ato de Colação de Grau.

Modelo de Procuração sugerido pelo DAA – acesse aqui.

Dúvidas específicas para Alunos do Consórcio CEDERJ/UERJ e UERJ/ZO (antiga UEZO)

Sou aluno CEDERJ e estou com problema no cadastro de aluno. Como devo proceder?

1 – Alunos Ativos do Consórcio CEDERJ/UERJ devem procurar o seu Polo para atualizar Cadastro.

2 – Alunos que Concluíram o Curso, terão seus dados cadastrais atualizados com base nos documentos fornecidos para diplomação (quando solicitar a 1ª via do Diploma), durante o trâmite do processo nos Setores do DAA.

Sou Aluno Ativo do CEDERJ. Onde peço o Histórico Escolar?

O pedido de Histórico Escolar para Alunos Ativos do Consórcio CEDERJ/UERJ deve ser pedido no seu Polo de origem.

Sou Aluno Ativo do CEDERJ. Onde peço uma Certidão de Aluno ativo ou Previsão de Conclusão?

Pedidos de Certidões/Declarações para Alunos Ativos do Consórcio CEDERJ/UERJ deve ser pedido no seu Polo de origem.

Sou aluno CEDERJ/UERJ, onde transformo minha matrícula atual do CEDERJ para ter a carteirinha?

Siga as Instruções abaixo:

Na página de entrada procure a frase abaixo e digite a sua matrícula CEDERJ:

  • Caso sua matrícula seja antiga (Ex.: C92113584), CEDERJ ou UEZO,
    clique aqui para obter a nova.
Sou ex-aluno da antiga UEZO (UERJ ZO) e estou com a Matrícula Cancelada por Abandono ou Integralização Curricular esgotada, mas o Aluno Online não me “localiza”. Porque?

Acesse os PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS EAD CEDERJ/UERJ & UEZO-ZO, opção “alunos UERJ/ZO – EXTINTA UEZO, para mais detalhes.

PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS EAD CEDERJ/UERJ & UEZO-ZO (acesse)

Sou aluno atualmente ativo da antiga UEZO, onde transformo minha matrícula anterior da UEZO para o padrão UERJ?

Siga as Instruções abaixo:

Na página de entrada procure a frase abaixo e digite a sua matrícula UEZO:

  • Caso sua matrícula seja antiga (Ex.: C92113584), CEDERJ ou UEZO,
    clique aqui para obter a nova.