Rematrícula
A Rematrícula é a reintegração ao corpo discente da UERJ concedida uma única vez ao ex-aluno do curso de Graduação que teve sua matrícula cancelada antes da conclusão do mesmo. A Rematrícula não será concedida ao ex-aluno que teve sua matrícula cancelada na Universidade em decorrência de Transferência para outra Instituição de Ensino Superior – IES, por solicitação do próprio ex-aluno ou do seu representante legal, ou ainda por decisão judicial.
Condições para Análise da Solicitação de Rematrícula:
a) Não ter havido, por parte do aluno, solicitação anterior de prorrogação de prazo para integralização do curso ou de Rematrícula;
b) Ter cumprido pelo menos 20% (vinte por cento) de seu curso;
c) Não estar com a matrícula excluída do cadastro por mais de 3 (três) anos;
d) Solicitação contendo exposição de motivos que justifiquem o abandono do curso, com comprovantes, sempre que couberem, e com informações sobre as efetivas possibilidades de o requerente retornar ao curso.
Para mais informações sobre Rematrícula, acesse a Deliberação nº 037/2019 (Art. 4º ao 6º).
Prorrogação de Rematrícula
A Prorrogação de Rematrícula, ouvida a Unidade Acadêmica, pode ser concedida por até 2 (dois) semestres letivos, quando solicitado pelo aluno, no último período da Rematrícula vigente.
Portanto, para solicitar a Prorrogação de Rematrícula o aluno deve ter pedido anteriormente a Rematrícula e estar cursando. Sabendo que não conseguirá concluir o curso, o aluno terá que solicitar a dilatação do prazo, consequentemente pedirá a Prorrogação de Rematrícula.
Para mais informações sobre Prorrogação de Rematrícula, acesse a Deliberação nº 037/2019 (Art. 7º).
Em caso de dúvida se terá que pedir REMATRÍCULA ou PRORROGAÇÃO DE REMATRÍCULA, acesse este link e leia o texto explicativo.
Preenchimento do Formulário Digital
1 – Baixe o Requerimento de Solicitação de Rematrícula abaixo. Preencha e assine de próprio punho o Requerimento (não são aceitas digitações ou colagens de imagens);
2 – Preencher os campos do formulário digital abaixo, observando que os campos marcados como obrigatórios terão que ser necessariamente preenchidos para que o Requerimento possa ser efetivamente enviado;
3 – Preencher no formulário digital obrigatoriamente o campo: EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS QUE JUSTIFIQUEM A SOLICITAÇÃO;
4 – Digitalize (no formato PDF) e em arquivos separados:
- O Requerimento de Solicitação de Rematrícula/Prorrogação de Rematrícula devidamente preenchido;
- A Justificativa para Rematrícula/ para a necessidade de Prorrogação do prazo de Rematrícula;
- O seu Documento de Identidade frente e verso;
- E demais documentos que justifiquem sua solicitação, se disponíveis.
Os documentos que justificam a solicitação deverão ser digitalizados no mesmo arquivo PDF.
5 – Anexe (em formato PDF) nos campos indicados no formulário digital os documentos listados no item 3;
6 – Ao clicar no botão enviar, se o Formulário não for enviado, revise o Formulário e procure os campos marcados em vermelho e com * Obrigatório.
Procedimentos Administrativos
Após recebida, a solicitação é conferida pelo SPAT/DAA, que iniciará a tramitação do Processo. O resultado será divulgado pelo Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica – DEP.