Rematrícula

A Rematrícula é a reintegração ao corpo discente da UERJ concedida uma única vez ao ex-aluno do curso de Graduação que teve sua matrícula cancelada antes da conclusão do mesmo. A Rematrícula não será concedida ao ex-aluno que teve sua matrícula cancelada na Universidade em decorrência de Transferência para outra Instituição de Ensino Superior – IES, por solicitação do próprio ex-aluno ou do seu representante legal, ou ainda por decisão judicial.

Condições para Análise da Solicitação de Rematrícula:

a) Não ter havido, por parte do aluno, solicitação anterior de prorrogação de prazo para integralização do curso ou de Rematrícula;
b) Ter cumprido pelo menos 20% (vinte por cento) de seu curso;
c) Não estar com a matrícula excluída do cadastro por mais de 3 (três) anos;
d) Solicitação contendo exposição de motivos que justifiquem o abandono do curso, com comprovantes, sempre que couberem, e com informações sobre as efetivas possibilidades de o requerente retornar ao curso.

Para mais informações sobre Rematrícula, acesse a Deliberação nº 037/2019 (Art. 4º ao 6º).

Prorrogação de Rematrícula

A Prorrogação de Rematrícula, ouvida a Unidade Acadêmica, pode ser concedida por até 2 (dois) semestres letivos, quando solicitado pelo aluno, no último período da Rematrícula vigente.

Portanto, para solicitar a Prorrogação de Rematrícula o aluno deve ter pedido anteriormente a Rematrícula e estar cursando. Sabendo que não conseguirá concluir o curso, o aluno terá que solicitar a dilatação do prazo, consequentemente pedirá a Prorrogação de Rematrícula.

Para mais informações sobre Prorrogação de Rematrícula, acesse a Deliberação nº 037/2019 (Art. 7º).


Em caso de dúvida se terá que pedir REMATRÍCULA ou PRORROGAÇÃO DE REMATRÍCULA, acesse este link e leia o texto explicativo.



Preenchimento do Formulário Digital

1 – Baixe o Requerimento de Solicitação de Rematrícula abaixo. Preencha e assine de próprio punho o Requerimento (não são aceitas digitações ou colagens de imagens);

2 – Preencher os campos do formulário digital abaixo, observando que os campos marcados como obrigatórios terão que ser necessariamente preenchidos para que o Requerimento possa ser efetivamente enviado;

3 – Preencher no formulário digital obrigatoriamente o campo: EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS QUE JUSTIFIQUEM A SOLICITAÇÃO;

4 – Digitalize (no formato PDF) e em arquivos separados:

  • O Requerimento de Solicitação de Rematrícula/Prorrogação de Rematrícula devidamente preenchido;
  • A Justificativa para Rematrícula/ para a necessidade de Prorrogação do prazo de Rematrícula;
  • O seu Documento de Identidade frente e verso;
  • E demais documentos que justifiquem sua solicitação, se disponíveis.

Os documentos que justificam a solicitação deverão ser digitalizados no mesmo arquivo PDF.

5 – Anexe (em formato PDF) nos campos indicados no formulário digital os documentos listados no item 3;

6 – Ao clicar no botão enviar, se o Formulário não for enviado, revise o Formulário e procure os campos marcados em vermelho e com * Obrigatório.

Procedimentos Administrativos

Após recebida, a solicitação é conferida pelo SPAT/DAA, que iniciará a tramitação do Processo. O resultado será divulgado pelo Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica – DEP.


    ESTE FORMULÁRIO DIGITAL PODERÁ SER USADO PARA FAZER PEDIDO DE REMATRÍCULA OU PARA PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE REMATRÍCULA

    Escolha uma das opções abaixo * Obrigatório

    Pedido de RematrículaPedido de Prorrogação de Rematrícula

    SOLICITAÇÃO DE REMATRÍCULA

    Concedida uma única vez ao ex-aluno do curso de Graduação que teve sua matrícula cancelada antes da conclusão do mesmo, conforme Deliberação nº 037/2019 (Parágrafo único).

    Você está com a sua matrícula Cancelada? * Obrigatório

    Caso você esteja cursando o ÚLTIMO PERÍODO da sua REMATRÍCULA CONCEDIDA anteriormente, RETORNE AO ÍNICIO DO FORMULÁRIO e marque a Opção:

    Pedido de Prorrogação de Rematrícula


    Se tiver dúvidas a respeito do que é Prorrogação de Rematrícula, acesse o link e leia o texto explicativo.

    PRORROGAÇÃO DA REMATRÍCULA CONCEDIDA, ou seja, se você se encontra ATUALMENTE NO ÚLTIMO PERÍODO DA REMATRÍCULA CONCEDIDA INICIALMENTE.

    Para pedir Prorrogação de Rematrícula, o aluno deverá ter feito anteriormente o pedido de Rematrícula; portanto terá que ter o nº do Processo SAP ou Processo SEI para poder dar prosseguimento à solicitação.

    Em caso de dúvida se terá que pedir PRORROGAÇÃO DE REMATRÍCULA, acesse este link e leia o texto explicativo.

    SEU NÚMERO DE PROCESSO É SAP ou SEI?

    Tipo de Processo* Obrigatório

    Digite o Nº do Processo SAP (Você encontra este número no seu Aluno Online).

    Caso você não localize o seu nº de Processo SAP, favor entrar em contato com SPAT

    Até o Início de Maio de 2021 o Sistema SAP era utilizado.

    Nº Processo SAP - SISTEMA USADO ATÉ INÍCIO DE MAIO DE 2021 * Obrigatório

    Digite o Nº do Processo SEI que a Unidade Acadêmica Informou para Acompanhamento ou acesse o SEI-Pesquisa Pública e verifique o número do Processo.

    Caso você não localize o seu nº de Processo SEI, favor entrar em contato com SPAT

    Para o preenchimento do Campo abaixo, digite apenas a parte exemplificada em azul: (SEI-260007/000000/202X)

    Nº Processo SEI - A PARTIR DE MAIO DE 2021. Os Zeros à esquerda são importantes.

    * Obrigatório

    IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

    Nº de Controle
    Nome Completo * Obrigatório
    Nome Social (Decreto 43.065/11)
    CPF * Obrigatório
    Matrícula * Obrigatório
    Curso * Obrigatório
    Unidade * Obrigatório
    Digite nome do Curso * Obrigatório

    DADOS DE CONTATO

    1 - DIGITE CUIDADOSAMENTE o seu e-mail, pois ele precisa estar CORRETO para que o formulário seja enviado para o Setor responsável e você receba o e-mail de confirmação.

    2 - Digite seu CEP e aguarde o preenchimento de seu endereço.

    E-mail * Obrigatório
    DDD-Telefone * Obrigatório
    CEP * Obrigatório
    Endereço do Requerente * Obrigatório
    Número * Obrigatório
    Complemento
    Bairro * Obrigatório
    Cidade * Obrigatório
    UF * Obrigatório
    EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS QUE JUSTIFIQUEM A SOLICITAÇÃO * Obrigatório

    1 - Justifique o ABANDONO do curso;
    2 - Apresente as suas reais condições para Concluir o Curso.

    ANEXOS OBRIGATÓRIOS

    Adicione apenas Documentos até 2MB. Arquivos maiores que o tamanho especificado não serão enviados.

    1 - Requerimento de Solicitação de Rematrícula/Prorrogação de Rematrícula: Preenchido e Assinado.

    2 - Documento de Identificação Civil – Serão aceitas: Carteira de Identidade (RG), Carteira de Identidade Militar, Carteira de Órgão ou Conselho de Classe, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Identificação Funcional e demais Carteiras expedidas por Órgão Público, que por Lei Federal valem como Identidade, e onde conste o número do RG.


    ANEXO - NÃO OBRIGATÓRIO - CASO NECESSITE, ANEXE DOCUMENTO QUE JUSTIFIQUE A SOLICITAÇÃO

    Adicione apenas Documentos até 6MB. Arquivos maiores que o tamanho especificado não serão enviados.

    DECLARAÇÃO

    O aceite da Declaração é obrigatório para que o formulário seja enviado.

    Clique para enviar o Formulário.

    Após clicar no botão "Enviar", aguarde a mensagem de confirmação.

    Dependendo do tamanho dos arquivos e da quantidade de pedidos simultâneos o processo pode demorar.