DIPLOMAS DE GRADUAÇÃO – 1ª VIA – PROCEDIMENTOS

CONCLUINTES

• Ler o Procedimento de Preenchimento do Formulário Digital (clique aqui);
  • Preencher o Formulário Digital, localizado na página do DAA em (siga o link):

Solicitações de Alunos e Ex-Alunos → Pedido de 1ª Via de Diploma de Graduação;

Observações:

• Solicitações de Diploma autuados até Maio de 2020 (05/2020) podem ter sido Registrados no Sistema SAP UERJ, podendo ser visualizados no Aluno Online.
  • Solicitações de Diploma através do Formulário Digital no site do DAA serão autuados no Sistema SEI, sendo acompanhados em: SEI – Pesquisa Pública.

Importante:

Só poderão enviar os Documentos para Pedido de 1ª Via de Diploma de Graduação os Concluintes, cujo Curso esteja Reconhecido (Curso Autorizado não será aceito); e conste o Registro da Data de Colação no Sistema SAG-CA (vide Histórico Escolar).

ATENÇÃO:

1 – Uma vez efetuada a solicitação, não será permitido novo envio da mesma solicitação (para a mesma Matrícula, Curso, Titulação).

2 – A solicitação é única para cada Matrícula/Curso /Titulação (concluída). Caso o Concluinte possua mais de uma Titulação concluída na mesma Matrícula, deverá solicitar o Diploma para cada uma das Titulações em separado, ou seja, acessando o Formulário Digital novamente, preenchendo e enviando os documentos comprobatórios.

3 – O Concluinte que obteve Habilitação/Ênfase e já possui Diploma expedido no mesmo Curso/Titulação não receberá novo Diploma, devendo ser Apostilada a Habilitação/Ênfase no verso do Original do Diploma (sendo o Concluinte chamado a apresentá-lo ao Setor de Diploma). Ato Executivo – AE-017/REITORIA/2013.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A SOLICITAÇÃO:

1 – Preenchimento do Requerimento de Solicitação de Diploma

• Encontrado na página do Formulário Digital de Pedido de Diploma.

2 – Documento de Identificação

Serão aceitos:

2.1.1 – Carteira de Identidade (RG);
2.1.2 – Carteira de Órgão ou Conselho de Classe (OAB, CRM, CREA, CRO, COREN, etc.);
2.1.3 – Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Identificação Funcional e demais Carteiras expedidas por Órgão Público, que por Lei Federal valem como Identidade, e onde conste o número do RG.

2.2 – Passaporte – Estudantes Estrangeiros, ingressantes por Convênio PEC-G – Anexar as folhas onde consta a Foto, o nº do Passaporte, Data de Nascimento e Naturalidade.

3 – Certidão de Nascimento ou Casamento

• Não é aceita Certidão de União Estável;
  • Quando em outra Língua, anexar a tradução juramentada.

4 – Prova de Conclusão do Ensino Médio ou Equivalente*

Faz prova da Conclusão do Ensino Médio quaisquer dos Documentos relacionados abaixo:

4.1 – O Diploma ou Certificado de Ensino Médio registrado nos Órgãos competentes e expedidos conforme Legislação;
4.2 – Certificação da Conclusão no Histórico Escolar no caso do Curso ter sido realizado em outros ESTADOS;
4.3- A publicação da Conclusão nos Órgãos de Imprensa Oficial (sendo que para o Estado do Rio de Janeiro, concluintes do Ensino Médio entre 1985 e 2015 é EXIGIDA a publicação no DOERJ).

EQUIVALENTE* – O aluno que tiver realizado curso no Exterior, equivalente ao Ensino Médio no Brasil, deverá apresentar cópia de Certidão de Equivalência publicada em Diário Oficial do Estado emitente.

5 – Diploma do Curso Superior, registrado

• Para os Alunos Ingressantes por Aproveitamento de Estudos/Permanência de Vínculo.
  • O Concluinte que obteve Habilitação/Ênfase e já obteve Diploma expedido no mesmo Curso/Titulação não receberá novo Diploma, devendo ser Apostilada a Habilitação/Ênfase no verso do Original do Diploma (sendo o Concluinte chamado a apresentá-lo ao Setor de Diploma). Ato Executivo – AE-017/REITORIA/2013.

UNIDADES ACADÊMICAS

Procedimentos Operacionais Padrões – POPs

1 – Procedimento Administrativo – (arquivo);

2 – Preenchimento Formulário Digital – DAA (leitura não obrigatória) – (arquivo);

3 – Plano Inicial de trabalho – (arquivo);

4 – Procedimentos de Cadastramento do Processo no SEI (arquivo).

TRÂMITES DO PROCESSO

Contato

As dúvidas sobre tópicos que não tenham sido abordados neste documento podem ser encaminhadas para o e-mail: recon.daa@uerj.br