A Rematrícula é a reintegração ao corpo discente da UERJ concedida uma única vez ao ex-aluno do curso de graduação que teve sua matrícula cancelada antes da conclusão do mesmo.

A Rematrícula não será concedida ao ex-aluno que teve sua matrícula cancelada na Universidade em decorrência de transferência para outra Instituição de Ensino Superior – lES, por solicitação do próprio ex-aluno ou do seu representante legal, ou ainda por decisão judicial.

Para análise da solicitação de Rematrícula o aluno deverá preencher os seguintes requisitos:

a) não ter havido, por parte do aluno, solicitação anterior de integralização ou de rematrícula;
b) ter cumprido 50% de seu curso;
c) não estar com a matrícula excluída do cadastro por mais de 3 (três) anos;
d) solicitação contendo exposição de motivos que justifiquem o abandono do curso, com comprovante, sempre que couber, e com informação sobre as efetivas possibilidades do requerente retornar ao curso.

O aluno que tiver sua solicitação de Rematrícula aceita deve retornar na última versão do currículo do curso a que estiver vinculado, ficando a critério da Unidade Acadêmica a decisão em contrário.

A prorrogação de Rematrícula, ouvida a Unidade Acadêmica, pode ser concedida por dois semestres letivos, quando solicitado pelo aluno, no último período da Rematrícula vigente.
Caracterizado o abandono do curso a que o aluno estava vinculado, cabe solicitação à Sub-reitoria de graduação SR-1, mediante requerimento, dentro dos prazos estabelecidos pela Universidade.

O aluno que tiver seu requerimento deferido faz jus a trancamento de matrícula, computado todo o seu Histórico Escolar.

(Deliberação nº 004/2011)

Rematrícula para Fins de Transferência

A Rematrícula para fins de transferência é permitida uma única vez ao aluno que queira transferir-se para outra Instituição de Ensino Superior- IES, mediante compromisso formal do
requerente, que tem, no máximo, um ano para efetivar sua transferência e findo este prazo a matrícula será cancelada definitivamente.

(Deliberação nº 004/2011)