Trancamento de Matrícula é a suspensão temporária das atividades acadêmicas do aluno regularmente matriculado, mantendo seu vínculo com a Universidade.
O Trancamento de Matrícula compreende os seguintes tipos:

1. trancamento de matrícula por solicitação – o aluno regularmente matriculado, que precisar interromper suas atividades acadêmicas, fará jus ao Trancamento de Matrícula por, no máximo, 6 (seis) períodos letivos caso esteja vinculado a curso de regime de crédito, ou por, no máximo, 3 (três) períodos letivos caso esteja vinculado a curso de regime seriado, sejam períodos consecutivos ou não. Somente poderá solicitar o trancamento de sua matrícula, nos prazos fixados pela Universidade, o aluno que tiver cursado, no mínimo, 3 (três) disciplinas, com aprovação por freqüência, e que precise interromper suas atividades acadêmicas por no mínimo um período letivo.

Ao aluno militar, diante de comprovada necessidade de serviço, poderá ser concedido o Trancamento de Matrícula Solicitado, em caráter excepcional, de acordo com a legislação em vigor

2. trancamento de matrícula automático – O aluno que tiver sido reprovado por freqüência em todas as disciplinas em que estiver inscrito, mesmo com registro de notas, fará jus ao Trancamento de Matrícula Automático no período letivo correspondente a estas reprovações por freqüência.

Esse direito é exclusivo dos alunos que já tenham cursado, pelo menos, três disciplinas, com freqüência mínima exigida.

3. trancamento de matrícula por ausência – O aluno que não tiver renovado o vínculo com a Universidade ou que, mesmo tendo renovado este vínculo, tiver sido reprovado por freqüência em todas as disciplinas em que estiver inscrito fará jus ao Trancamento de Matrícula por Ausência naquele ano/período e não terá direito a trancamento automático.

Esse direito será concedido uma única vez e contará para a integralização curricular.

O aluno que tiver solicitado e obtido Trancamento de Matrícula, por mais de um período consecutivo, poderá requerer retorno antecipado ao Protocolo da SR-1, em prazo fixado pela Universidade. Ao retornar do Trancamento de Matrícula, ficará sujeito às adaptações decorrentes de possíveis mudanças no currículo pleno do curso a que estiver vinculado.

O período de Trancamento de Matrícula Solicitado ou Automático não será computado para efeito de integralização curricular.

(Deliberação nº 008/2002)